WINDCAR





O carrovelismo ou mais conhecido no Brasil como Windcar é uma prática esportiva ou um divertimento saudável muito difundido no mundo inteiro, contando com campeonatos mundiais em várias categorias mas não tão praticado no nosso país.
Hoje a população mundial está dando mais atenção às práticas ecologicamente corretas e buscando um contato mais afinado com a natureza. No Brasil a extensa faixa litorânea favorece o esporte.
Diversão, contato com a natureza, interferência positiva ao meio com suas velas coloridas e a ausência de ruído e outros poluentes fazem do windcar ou carrovelismo uma atividade que tem ainda muito espaço para conquistar.
Praticado em solo firme ou mesmo no gelo com auxílio de lâminas, proporciona emoção e muita velocidade, acompanhando a evolução das velas ou mesmo das pipas ou kites, conhecidas na Espanha como cometas atingem hoje velocidades superiores a do vento, batendo recordes de velocidade a mais de 180 km/h.
As velas proporcionam mais velocidade, as pipas maior mobilidade. As velas seguem evoluindo e deixando de serem velas e passando a serem aerofólios, proporcionando velocidades maiores que a do vento, muitas vezes triplicando a velocidade deste, elas não são mais anteparos ou barreiras que transformam a força do vento em movimento e sim alteram o sentido do vento e produzem diferença de pressão no extradorso da asa que no caso está na vertical produzindo força lateral diferenciando-se das asas de avião ou aerofólios horizontais que geram essa depressão para cima no caso de aeronaves e para baixo em aerofólios de carros esportivos, por exemplo.
A origem do windcar é antiga, existem vários relatos, mas o mais contundente é datado de 1598 na Holanda onde o Conde Maurício de Nassau pediu ao matemático e engenheiro Simon Estevin que construísse um veículo para transportar várias pessoas ao mesmo tempo, 28 passageiros, um verdadeiro transporte coletivo. O objetivo era reduzir o cansaço das pessoas que precisavam deslocar-se por 75 km.
O percurso era completado em 2 horas, um feito para a época. O veículo parecia muito com um veleiro sobre rodas, um ônibus a vela. Encontramos na internet algumas imagens antigas que falam por si só, vamos procurar divulgar essas imagens e seus respectivos endereços originais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento e construção de um carro a vela

PROJETO

Carro a Vela desenvolvido para transpor dunas e areia solta e até mesmo flutuar na água está a venda