INDUÇÃO, A VELA USADA COMO AEROFÓLIO

INDUÇÃO DA VELA:
Quando usamos velas projetadas para tirar o máximo de proveito do vento podemos nos surpreender muitas vezes com velocidades alcançadas em dias de pouco vento como o que já aconteceu várias vezes com nosso carro e geralmente se contamos numa roda de amigos leigos ao assunto passamos por "contadores de história" ou "história de pescador". Por exemplo: Já fui pego de surpresa num domingo de sol e ventos abaixo de 5 nós, andando empopado e quase parando. Fui ultrapassado por vários carros e alguns cães até que uma pick up veloz me ultrapassou gerando vácuo e para evitar que a minha vela fosse danificada cacei o máximo que pude e para a minha surpresa ganhei velocidade a ponto de alcançar a pick up e ultrapassa-la mas não estava filmando então ninguém acredita (srsrsr).
Então posto abaixo o vídeo feito no dia 28 de março de 2013 acompanhado do amigo Pedro, o vento não chegava a 10 nós, sudeste ou seja perpendicular a praia do Cassino, esse vento de través é o melhor para velejar no nosso balneário.
Bem vamos ver o vídeo!!!


Comentários