Desenvolvimento e construção de um carro a vela





O projeto de um carro a vela deverá sempre passar pelo crivo da razão e da estética, podemos dizer que qualquer veículo com rodas propulsionado pelo vento com o auxílio de uma vela pode ser chamado de "CARRO A VELA" ou windcar como ficou conhecido no Brasil.
Devemos levar em conta quem vai andar no veículo, qual a performance desejada, estética do conjunto e se queremos adequá-lo a alguma classe pré definida.
Particularmente creio que o menos é mais e que uma estrutura simples, resistente e dinâmica é responsável pela construção de um carro satisfatório.
Vamos começar pelo chassi, se usarmos o chassi "Y" certamente começaremos bem, podemos buscar ângulos iguais de 120° como a estrela de três pontas da mercedes. Não podemos sub estimar o grande esforço que a vela transmitirá ao chassi através do pé de mastro, força de torção onde exige bom reforço e dimensionamento do equipamento.


A base do projeto dos nossos carros é sempre a estrutura em "Y", mantendo 120° nos ângulos.
Há necessidade de fazer cortes para encaixar mas se usamos esse ângulo não precisamos cortar os tubos em curva ou corte de caldeiraria, podemos fazer dois cortes retos na extremidade de cada tubo proporcionando encaixe perfeito como mostra a figura. Os reforços em forma de triângulo são extremamente necessários já que esse ponto é muito exigido, é o segundo ponto da estrutura onde o esforço é grande.


Falamos do segundo ponto de extrema tensão na estrutura do carro a vela, agora veremos o que está em primeiro lugar em esforço no chassi.
Sem dúvida é o pé de mastro, onde é fixado a conexão do conjunto de vela. Geralmente perpendicular a estrutura do chassi mas em alguns casos inclinado ou regulável.




O Chassi WB III foi até agora o que melhor performance apresentou no conjunto.


O carro a vela WBIII foi produzido com chassi tubular e com um arranjo estrutural onde o banco funciona também como treliça dando maior resistência ao conjunto, a conexão entre comando e roda dianteira não recebe nenhum componente flexível como a maioria dando uma condição confiável em velocidades altas.
Quanto as dimensões, respeito a capacidade criativa de cada um e não vou colocar nesse espaço, carros mais longos serão de maior estabilidade em altas velocidades e de menor dirigibilidade em baixas, principalmente nas curvas mais fechadas.
Essa estrutura se enquadra na classe Mini ou 5,60 e isso é um ponto a mais para  o WBIII

A performance desse conjunto de carro e vela proporcionam velocidades próximas a três vezes a velocidade do vento ou até mais, como esse vídeo pode demonstrar, percorremos em duas horas 54km de praia, 27 km de distância do ponto de partida e retorno ao mesmo ponto com vento moderado de 10 nós sendo que paramos três vezes para dialogar e expressar nossa alegria.

Imágens da construção do chassi WBIII


















Este é o kit do Chassi WBIII galvanizado e pintado

Vídeos demonstrando a montagem do carro a vela WBIII







Comentários

  1. maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sonhamos com o Carrovelismo mais difundido no Brasil

      Excluir
  2. celmarodrigues@ibest.com.br2 de janeiro de 2014 15:01

    quero aprender a fazer um carrinho a vela me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que as postagens e os vídeos são suficientes como orientação na construção e desenvolvimento de projetos.
      Bons ventos

      Excluir
    2. Ainda tem interesse, Rafael.Alves.eng@hotmail.com

      Excluir
  3. PAULO JÁ FIZ O SEGUNDO WINDCAR ESTE MUITO MAIS LEVE POIS O PRIMEIRO É PARA DUAS PESSOAS. OBRIGADO PELAS POSTAGENS POIS SEM ELAS NÃO SERIA POSSÍVEL CONSTRUIR.BONS VENTOS .
    JEFFERSON RHAYALLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por agregar ao carrovelismo um pouco de conhecimento adquirido com as pesquisas e com meus erros e acertos.

      Excluir
  4. Boa noite

    gostaria da especificacoes do chassi do carro a vela ?

    pode mandar via e-mail norbertovieirajunior@hotmail.com

    Norberto

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo obter o projeto do carro, existe essa possibilidade e como. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidney
      Em alguns dias estarei disponibilizando planos para construção mediante uma pequena contribuição para continuarmos desenvolvendo projetos novos.
      Provavelmente será R$250,00 o valor do projeto e com orientação e esclarecimentos on line.
      Bons ventos

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá Serge
      Eu fabrico os chassis mas durante o mês de novembro estarei no deserto na Argentina para um evento de carro visto. A partir de dezembro volto as atividades.

      Excluir
    2. Olá Serge
      Eu fabrico os chassis mas durante o mês de novembro estarei no deserto na Argentina para um evento de carro visto. A partir de dezembro volto as atividades.

      Excluir
  7. Obrigado por responder
    Morro perto de Natal e me parecia intéressante lis carros a vela para esta zona sempre com ventos deixo meu telf 084 996041764
    Saludos

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por responder
    Morro perto de Natal e me parecia intéressante lis carros a vela para esta zona sempre com ventos deixo meu telf 084 996041764
    Saludos

    ResponderExcluir
  9. Moro em Macapá as Margens do Rio Amazonas e quando ele seca na frente da Cidade de Macapá fica uma praia de arreia batida muito boa pra correr em um WindCAr. Eu gostaria de um projeto deste para fazer, pois não há ninguém aqui em Macapá com um deste.

    ResponderExcluir
  10. Olá, parabéns muito legal! É a primeira vez que vi funcionar, gostaria de saber qual o melhor material para fazer o chassi, para um projetinho mais barato e acessível! Grato. Rogerio Webe

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meu amigo, muito legal sua iniciativa!Teria como baixar o projeto?

    ResponderExcluir
  12. Salve !!! Vocês ainda fabricam o carro a vela ? Tem como consultar os preços ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve! Sim fabrico mas a partir de novembro, estou desenvolvendo um novo chassi. O chassi é R$2990,00 sem as rodas e conjunto de vela. Bons ventos!

      Excluir
  13. Boa noite só de jericoacoara-ce-brasil gostaria de saber sobre os preços pois moro aqui e muito bom para a pátria desses tipos de esporte a velas por quanto vc faria 4 carros desses ??? Gostaria de saber sobre a construções das velas com que material ela é feita ?? Se possível entre em contato comigo meu whtasapp agradeço (88)999097424 aqui e perfeito pra esse tipo de esporte tem vento o ano todo abraço muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Samuel, está add no whats. entrarei em contato

      Excluir
    2. Boa noite Samuel, está add no whats. entrarei em contato

      Excluir
    3. Sou de manaus. Me add no whatsapp 92 993739767 Jessé Valente
      Tenho uma empresa de aluguel de Bike em Manaus. www.bike manaus. com.br

      Excluir
  14. Respostas
    1. Tem como me mandar os projetos. Se quuser pidemos constriur juntos. Meu zap 21 97490097. Moro em naral

      Excluir
  15. Gostei dessa prática gostaria de mais informavies. Os ventos awui em natal sao ótimos

    ResponderExcluir
  16. olá. quero ter mais informações sobre competições de windcar no Brasil. vc teria indicações?

    ResponderExcluir
  17. Estou com dificuldade de fazer a vela de um triciclo que construir. que material usar?

    ResponderExcluir
  18. Olá Paulo. Muito bacana teu projeto,estou muito interessado em obter o projeto. Você teria para venda?
    Vi nas fotografias que o chassi e fabricado em tubos de aço galvanizado. Você pensou talvez em construir de aço cromo molibdênio. É um material muito resistente e leve.a maioria das aeronaves de estrutura treliçada são feitas de aço cromo molibdênio. Te falo isso porque sou conhecedor do assunto,pois sou mecânico de aeronaves. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pedro, eu fabrico em aço inox mas sem molibdênio pois para curvar teria q usar processo a quente. Eu disponibilizo o projeto detalhado em pdf para quem deseja construir o seu e dou assistência online. Basta fazer o depósito de 250 reais pelo chassi e 60 reais pelo projeto da vela que envio imediatamente por email. Bons ventos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO

Carro a Vela desenvolvido para transpor dunas e areia solta e até mesmo flutuar na água está a venda